Manutenção de Bombas Centrífugas

A manutenção de bombas centrífugas possui como objetivo principal garantir o pleno funcionamento desse equipamento, mesmo com o tempo e frequência de uso. Considerando suas especificações e complexidades, esse serviço exige um conhecimento elétrico, mecânico e hidráulico para ser realizado e, por isso, deve contar com profissionais altamente capacitados em cada um dos seus processos e ser realizado a partir de um contrato de manutenção.

Os problemas em sistemas hidráulicos podem ter variações na origem e a manutenção de bombas centrífugas feita corretamente é essencial, pois garante a eficiência tanto no estudo dos equipamentos e peças quanto aplicação de fato, garantindo a eficiência e o aumento do tempo de vida útil. São inúmeras as vantagens que a manutenção de bombas centrífugas pode oferecer, tais como:

  • Funcionamento de maneira adequada, evitando ruídos;
  • Aumento no tempo de vida útil dos equipamentos;
  • Excelente custo-benefício.

Esse serviço pode ter a função preventiva, sendo aplicado para a troca de peças e ajuste em pontos já desgastados com o tempo de uso mas que ainda não estão apresentando um problema ou de forma corretiva, para casos em que as bombas já estejam apresentando falhas.

Qual a importância da manutenção das bombas centrífugas?

A bomba centrífuga é um equipamento muito importante para processos industriais, isso porque sua principal função é transportar fluídos que convertem energia cinética de rotação em energia hidrodinâmica, sendo usada para a sucção de água, esgoto, petróleo, irrigação, abastecimento de casas, entre outros.

Seu acionamento é ligado a um motor elétrico, de combustão ou de vapor que permite um aumento de pressão e altura do líquido durante o processo, possibilitando transferir líquidos em diferentes elevações.

Além disso, elas podem ser encontradas em diferentes modelos, e funcionam a base de gasolina, diesel ou eletricidade, com tensões que variam de 220, 380 ou 440V. Essas especificações dependem exclusivamente da adaptação às funções para atender as necessidades do seu negócio.

Assim como qualquer máquina, realizar a manutenção nas bombas centrífugas também é de extrema importância, pois só assim é possível que elas funcionem adequadamente e exerçam suas funções com total eficiência.

O ideal é que seja feita com frequência a manutenção preventiva, pois o procedimento evita qualquer tipo de pane nos equipamentos e antecipa a necessidade de substituição de componentes.

Quando fazer a manutenção de bombas centrífugas?

As bombas são encontradas em revestimento de aço extremamente resistente e suas palhetas internas são constituídas de outras ligas de metal, decorrente disso, elas costumam sofrer desgaste com a passagem de água constante, o que acaba sendo necessário a manutenção.

Existem 3 tipos de manutenção que você deve conhecer e investir, são elas:

  • Manutenção preventiva: como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva é aquela que prevê danos antes que aconteçam, atuando em reparos, avaliações, ajustes, limpezas, identificação de mau funcionamento, entre outros.
  • Manutenção preditiva: é a manutenção que estuda o comportamento das bombas centrífugas, prevendo assim eventuais problemas.
  • Manutenção corretiva: é aquela em que acontece quando o proprietário já nota os problemas ou falhas no equipamento e leva para ser feito todos os reparos necessários.

Diante disso, é muito mais vantajoso que seja realizada uma manutenção corretiva, antes que o equipamento possa apresentar falhas maiores.

Como é feita a manutenção de bombas centrífugas?

A manutenção em bombas centrífugas de modo corretivo, é feita quando o equipamento já apresenta falhas ou mau funcionamento. O profissional responsável pelo serviço vai abrir o equipamento e detectar todos os problemas do sistema e de acordo com os defeitos encontrados, ele pode realizar a substituição das peças.

Dependendo do caso, não há necessidade das trocas de peças apenas de algum ajuste simples, mas isso dependerá muito da situação em que o equipamento se encontra.

Qual o valor da manutenção em bombas centrífugas?

O valor da manutenção pode variar, isso depende muito do que será feito ou se será preciso que alguma peça seja substituída, mas em todo caso, é importante não deixar passar, assim que perceber qualquer anormalidade no funcionamento já procure uma empresa especializada na manutenção para que eles possam realizar a avaliação.

Para esses casos, você pode contar com a CBE, uma empresa que atua há anos no segmento e que busca oferecer as melhores soluções na prestação de serviços de manutenção e conservação de bombas.

Quer saber mais sobre manutenção de bombas centrífugas?

Para saber tudo o que precisa sobre a manutenção de bombas centrífugas, você pode entrar em contato com uma empresa especializada no ramo, como a CBE Conservadora de Bombas. Ela atua na área há mais de 50 anos e oferece ao mercado uma gama de serviços com alta qualidade, atendendo aos mais diversos clientes na cidade de São Paulo.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp