(11)

(11)

água de Reuso

A água de reuso pode ser coletada, tratada, e redistribuída para os mais variados locais, proporcionando inúmeros benefícios, principalmente no que se trata de economia e sustentabilidade. Para usufruir das vantagens que um projeto como esse pode proporcionar, é essencial que sua aplicação seja feita por profissionais especializados na área, seja para residências ou empresas.

O que é água de reúso e para que serve?

Atualmente muitas cidades do Brasil ainda sofrem com a escassez de água, isso é decorrente de vários fatores, como poluição dos recursos hídricos, encanamento inadequado, dentre outros, devido a isso, a água de reuso é muito utilizada para fins não potáveis.

É considerada água de reúso aquela água encontrada dentro dos padrões exigidos para sua utilização nas modalidades pretendidas, ou seja, que já foi utilizada por humanos mas que não precisa ser desperdiçada.

Onde usar a água de reúso?

De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), é possível utilizar água de reúso para algumas aplicações, como:

  • Irrigação paisagística: parques, campos, auto-estradas, campus universitários, áreas verdes, gramados residenciais e mais;
  • Irrigação de campos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, entre outras;
  • Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento;
  • Recarga de aquíferos: recarga de aquíferos potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo;
  • Usos urbanos não-potáveis: irrigação de áreas rurais, combate ao fogo, lavagem de veículos, lavagem de calçadas e ruas e etc.

É necessário ressaltar a importância de armazenar esse tipo de água, pois se deixar em local desprotegido ou aberto podem surgir mosquitos da dengue ou ficar exposto a sujeiras, para isso, é ideal que ela seja guardada em baldes ou cisternas que fiquem fechadas e estejam limpas interiormente.

Qual a diferença entre água de reúso e água da chuva?

Muitas pessoas podem ter dúvidas quanto a esses dois tipos de água, pois acham que são a mesma coisa, porém existe uma diferença.

A água da chuva, diferente da água de reúso, é considerada uma água suja, já que é comum que ela passe pelos telhados e pisos, indo direto para as bocas de lobo, à partir disso, essa água já está contaminada e não serve para todas as aplicações de reúso.

Porém, se a captação da água da chuva for feita diretamente em áreas de acesso restrito e com a utilização exata do armazenamento, ela pode ser reaproveitada para fins não potáveis, sem a necessidade de um tratamento mais complexo.

Já a água de reúso, é aquela água que utilizamos em nossa residência para tomar banho, ou lavar roupas e ao invés de desperdiçarmos, nós a reutiizamos para fins não potáveis, como para molhar plantas, lavar garagens, quintais e muito mais.

Qual a diferença entre reuso indireto e direto de água?

O reuso indireto acontece quando a água, após o seu tratamento é reintroduzida nos rios e lençóis freáticos, a fim de serem reutilizadas junto ao reservatório de forma controlada, e seja distribuída à sociedade.

Já quando falamos de reuso direto, estamos nos referindo a reutilização da água que é encaminhada diretamente do seu ponto de descarga até o local do reuso, destinando-se a uso em indústrias ou irrigação de plantações e áreas rurais.

Concluindo, é importante que saiba a importância da aplicação do projeto de águas de reuso, que pode ser instalada em casas, fábricas, fazendas, indústrias, prédios, e diversos outros locais, atendendo todas as especificações e necessidades e permitindo não só que tenham mais economia, mas fazendo com que as águas sejam devidamente reutilizadas.

Para instalação desse projeto, é necessário contar com a ajuda de uma empresa líder no segmento, assim como a CBE, que buscam oferecer as melhores soluções na prestação de serviços de manutenção e conservação de bombas.

Entenda melhor sobre água de reuso

São indiscutíveis os benefícios que a água de reuso pode proporcionar, mas para ter todas as informações que você precisa sobre esse serviço, conte com uma empresa especializada no ramo, como a CBE Conservadora de Bombas, que possui mais de 50 anos de experiência.